28 de março de 2012

Projeto de Pácoa educação infantil

Este projeto foi criado para ser trabalhado com as crianças da educação infantil, simples porém eficaz comtemplar todos os requisitos necessários que devem ser abordados para comemorar a páscoa, focando no seur real significado, espero que gostem pois fiz com carinho e já estou aplicando com a criançada...

Beijocas Tia Lorena : )

Projeto Eu e a Páscoa

Eixos Temáticos: Sustentabilidade e Protogonismo/ Múltiplas Linguagens.

Duração: 2 semanas

Apresentação:
O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

 Justificativa:
Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.

Objetivos:
·         Entender o significado da Páscoa
·         Diferenciar o sentido espiritual do comercial
·         Propor as boas ações, a solidariedade

Conteúdos:
-Conceituais: Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
-Procedimentais: Dramatização, confecção de bombons (trabalhar a receita), memorização de quadrinhas, coro falado, etc. Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Sucatas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem; Dobraduras.
-Atitudinais: Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.

O projeto será desenvolvido com as crianças em diversos ambientes com a duração de duas semanas.

Desenvolvimento das etapas previstas:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·         Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
·         Produção de trabalhos coletivos.
·         Conversas informais.
·         Leitura de histórias e ou poesias sobre o tema.
·         Desenhos livres e direcionados registrados.

MATEMÁTICA:
·         Cores.
·         Formas.
·         Quantidade.
·         Correspondência.

ARTES VISUAIS:
·         Modelagem e Dobradura
·         Desenho e pintura
·         Molde vazado
·         Recorte e colagem

MÚSICA:
·         Roda cantada
·         Música referente ao tema

MOVIMENTO:
·         Dança
·         Brincadeiras livres e direcionadas

Culminância: O projeto se encerrar no fim da segunda semana, com um uma atividade ao ar livre em busca dos ovinhos da páscoa.

Avaliação: As crianças serão avaliadas em todo o processo, por meio de observação, participação, demonstração de interesse e assimilação das informações.

Observações: Este projeto poderá sofre alteração na ordem de seu desenvolvimento, devido a tempo, condições climáticas entre outros, do qual será relatado no planejamento diário juntamente com demais fatos que poderão ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários!!!