Este projeto foi criado para ser trabalhado com as crianças da educação infantil, simples porém eficaz comtemplar todos os requisitos necessários que devem ser abordados para comemorar a páscoa, focando no seur real significado, espero que gostem pois fiz com carinho e já estou aplicando com a criançada...
Beijocas Tia Lorena : )
Projeto Eu e a Páscoa
Eixos Temáticos: Sustentabilidade e Protogonismo/ Múltiplas Linguagens.
Duração: 2 semanas
Apresentação:
O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.
Justificativa:
Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.
Objetivos:
· Entender o significado da Páscoa
· Diferenciar o sentido espiritual do comercial
· Propor as boas ações, a solidariedade
Conteúdos:
-Conceituais: Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
-Procedimentais: Dramatização, confecção de bombons (trabalhar a receita), memorização de quadrinhas, coro falado, etc. Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Sucatas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem; Dobraduras.
-Atitudinais: Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.
-Procedimentais: Dramatização, confecção de bombons (trabalhar a receita), memorização de quadrinhas, coro falado, etc. Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Sucatas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem; Dobraduras.
-Atitudinais: Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.
O projeto será desenvolvido com as crianças em diversos ambientes com a duração de duas semanas.
Desenvolvimento das etapas previstas:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
· Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
· Produção de trabalhos coletivos.
· Conversas informais.
· Leitura de histórias e ou poesias sobre o tema.
· Desenhos livres e direcionados registrados.
MATEMÁTICA:
· Cores.
· Formas.
· Quantidade.
· Correspondência.
ARTES VISUAIS:
· Modelagem e Dobradura
· Desenho e pintura
· Molde vazado
· Recorte e colagem
MÚSICA:
· Roda cantada
· Música referente ao tema
MOVIMENTO:
· Dança
· Brincadeiras livres e direcionadas
Culminância: O projeto se encerrar no fim da segunda semana, com um uma atividade ao ar livre em busca dos ovinhos da páscoa.
Avaliação: As crianças serão avaliadas em todo o processo, por meio de observação, participação, demonstração de interesse e assimilação das informações.
Observações: Este projeto poderá sofre alteração na ordem de seu desenvolvimento, devido a tempo, condições climáticas entre outros, do qual será relatado no planejamento diário juntamente com demais fatos que poderão ocorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adoro comentários!!!